quarta-feira, 24 de junho de 2026

O Sacramento da Reconciliação: o abraço misericordioso de Deus

Deus nunca desiste de nós

Ao longo da vida, todos nós cometemos erros. Às vezes, magoamos pessoas, deixamos de fazer o bem ou nos afastamos de Deus por nossas escolhas. Porém, a mensagem central do Evangelho é que Deus nunca deixa de nos amar e está sempre disposto a nos acolher novamente.

O Sacramento da Reconciliação, também conhecido como Confissão ou Penitência, é o sinal concreto desse amor misericordioso. Por meio dele, recebemos o perdão de Deus e somos convidados a recomeçar nossa caminhada de fé.

Jesus demonstrou diversas vezes sua misericórdia. Ele acolheu pecadores, perdoou aqueles que se arrependiam e ensinou que a alegria de Deus é ver seus filhos retornarem ao seu amor. Na Parábola do Filho Pródigo (Lc 15,11-32), por exemplo, o pai recebe o filho de braços abertos, mostrando que Deus está sempre pronto para nos oferecer uma nova oportunidade.

A Confissão não deve ser vista como um momento de medo ou vergonha, mas como um encontro com a misericórdia divina. É uma oportunidade de olhar para a própria vida, reconhecer os erros, pedir perdão e fortalecer o desejo de viver de acordo com os ensinamentos de Jesus.

Para realizar uma boa Confissão, a Igreja nos orienta a seguir alguns passos importantes:

  1. Exame de consciência – refletir sobre as próprias atitudes e ações.
  2. Arrependimento sincero – reconhecer os erros cometidos e desejar mudar.
  3. Confissão dos pecados – apresentar ao sacerdote aquilo que pesa no coração.
  4. Absolvição – receber o perdão concedido por Deus através da Igreja.
  5. Penitência – realizar o gesto proposto como sinal de conversão e reparação.

A Reconciliação nos ajuda a crescer espiritualmente, fortalece nossa amizade com Deus e nos ensina a perdoar também aqueles que nos ofendem. Quem experimenta o perdão de Deus aprende a ser mais compreensivo, misericordioso e acolhedor com os outros.

domingo, 26 de julho de 2015

Cordeiro Santo de Deus

Paz e bem.
Temos uma canção para o momento do Cordeiro de Deus que, entre várias disponíveis, é de fácil entendimento e qualquer criança consegue cantar.
O áudio apresenta apenas a primeira parte mas, como na maioria dos cantos de cordeiro, repete-se mais duas vezes o coro, simbolizando a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
O áudio dessa canção se encontra abaixo da partitura.
Para baixar a partitura, clique AQUI.

Paz de Cristo, com muita música. 

domingo, 10 de maio de 2015

Deixai vir a mim

Uma linda canção de entrada para celebração com crianças.
"Deixai vir a mim" fala da passagem do Evangelho de Mateus (Mt 19, 14).
O áudio dessa canção se encontra abaixo da partitura.
Para baixar a partitura, clique AQUI.

Paz de Cristo, com muita música.

domingo, 19 de abril de 2015

Celebrando com Maria

Canto de Entrada para celebrar na missa das crianças. Fala da celebração do amor e destaca o SIM de Maria.
O áudio dessa canção se encontra abaixo da partitura.
Para baixar a partitura, clique AQUI.


Paz de Cristo, com muita música.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Símbolos Pascais

Uma linda canção que fala dos símbolos da Páscoa.Canção alegre e envolvente, que consegue expor a essência necessária da simbologia pascal.
O áudio dessa canção se encontra abaixo da partitura.
Para baixar a partitura, clique AQUI.
Paz de Cristo, com muita música.

Passagem bíblica: Tomé

Olá; paz e bem.Uma canção que fala da passagem em que o apóstolo Tomé duvida da aparição de Jesus aos apóstolos.
Essa canção pode ser usada na encenação do Evangelho do Segundo Domingo da Páscoa (Jo 20, 19-31).
O áudio dessa canção se encontra abaixo da partitura.
Para baixar a partitura, clique AQUI.

Paz de Cristo, com muita música. 

segunda-feira, 2 de março de 2015

Ato Penitencial: Meu coração ainda é pequeno

Uma boa opção para ato penitencial para celebração das crianças no tempo quaresmal.
O áudio dessa canção se encontra abaixo da partitura.
Para baixar a partitura, clique AQUI.




Paz de Cristo, com muita música.